Projeto Preguiça

A preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) é um dos 89 mamíferos brasileiros que ocorrem exclusivamente na Mata Atlântica e é classificada como vulnerável (VU) nas Listas Vermelhas Nacional e Internacional de Espécies Ameaçadas de Extinção, principalmente pela fragmentação e perda de habitat.

A Mata Atlântica ocupava originalmente cerca de 15% do território nacional (1,3 milhão de quilômetros quadrados) e 17 estados brasileiros. Atualmente, os remanescentes de vegetação nativa estão reduzidos a cerca de 22% de sua cobertura original e encontram-se em diferentes estágios de regeneração, restando apenas cerca de 8,5% em bom estado de conservação com fragmentos acima de 100 hectares.

A espécie possui populações com distribuição disjunta na parte norte, nos estados de Sergipe e Bahia, e na parte sul, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Essa característica das populações mostram a importância de aumentar os esforços em locais ainda não estudados, como é o limite norte da distribuição, local onde o Instituto Tamanduá desenvolve suas pesquisas com a preguiça-de-coleira.

O Projeto Preguiça teve sua primeira fase na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sapiranga, no município de Mata de São João, estado da Bahia, composta, em sua maioria, por Florestas Ombrófilas Densas e restingas. Além de estudos pontuais no litoral norte da Bahia e no litoral sul de Sergipe.

Existem ainda poucas informações acerca da biologia, ecologia e genética das diferentes populações da espécie. Por isso, nosso principal objetivo é levantar dados sobre a biologia (alimentação, comportamento), ecologia (área de vida, pontos de ocorrência e distribuição), biometria, genética e as principais ameaças que acometem a preguiça-de-coleira no litoral da Bahia (saúde e ambiente). As pesquisas visam rever o status de conservação da espécie para o Brasil.

Nosso projeto terá continuação na região central do litoral baiano, em Ilhéus e arredores, onde está localizada nossa Base, inaugurada em setembro de 2021.

Você pode ajudar nosso Projeto fazendo uma doação aqui na página, visitando nossa base em Ilhéus e comprando produtos que são revertidos 100% para as ações do Instituto!

Projeto Preguiças

R$
Selecione o método de pagamento
Informação pessoal

Detalhes de Faturamento

Termos

Total da doação: 100,00R$