Centro de Pesquisa e Conservação de Xenarthra -

Centro de Pesquisa e Conservação de Xenarthra

O Centro de Pesquisa e Conservação de Xenarthra será a sede de um grupo multidisciplinar e deverá contar com o apoio e participação de pesquisadores de diferentes universidades, sendo equipado com laboratório, recintos de reabilitação e preparatório para soltura, salas de coletas com um banco de amostras biológicas climatizado que estará à disposição da comunidade científica.

Com o objetivo de polarizar os estudos com as espécies de Xenarthra, a criação deste centro com infraestrutura para recebimento de indivíduos em reabilitação, recuperação e preparo de soltura, possibilitará o desenvolvimento de protocolos de recebimentos, manejo e soltura dos animais recebidos, instalar criar um banco de amostra biológica para as espécies de Xenarthra, que servirá como subsídio para a realização de pesquisas acadêmicas, publicação de artigos científicos de âmbito internacional e nacional.

Além disso, serão promovidas ações de educação ambiental e comunicação com o intuito de aproximar as espécies e seu hábitat da população, contribuindo para a mobilização da comunidade para as questões ambientais, incentivando à visitação escolar e turística, associando sustentabilidade ao projeto, com envolvimento das comunidades locais. Ocorrerão ações de capacitação de estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais na área de conservação de fauna, com parcerias entre cursos de graduação e pós-graduação em manejo de fauna e conservação.

Este projeto possibilitará ainda, por meio de suas diversas linhas de ação, a conservação de outras espécies raras, endêmicas ou ameaçadas que ocorrem nesses ambientes, favorecendo assim a manutenção da biodiversidade e dos serviços ambientais fornecidos.

Apoio: Zoológico de Dortmund (Alemanha), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).