Tamanduá-bandeira no PARNA Capivara -

Reintrodução de tamanduá-bandeira no PARNA Serra da Capivara

Em 2013, auxiliamos no manejo e na reintrodução de uma fêmea de tamanduá-bandeira no Parque Nacional da Serra da Capivara, localizada no município de São Raimundo Nonato/Piauí.O Instituto Tamanduá, junto à UFPI, buscou a área para liberação do animal, com base na procedência, análise genética e capacidade de suporte da área.

A área de eleição foi o Parque Nacional da Serra da Capivara, a 15 km de onde o animal foi resgatado. Paralelamente, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Natal/RN preparava o rádio de telemetria para o animal. Com apoio do ICMBIO e todo o trabalho da FUNDHAM (Fundação do Homem Americano- São Raimundo), foi construído um recinto de adaptação para o animal antes da reintrodução.

Apoio: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Parque Fioverante Galvani, Jardim Zoológico de Salvador, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fundação do Homem Americano (FUNDHAM), Centro de Conservação e Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA).